Ensemble Eça de Saias

WhatsApp Image 2023-11-03 at 21.26.38.jpeg

O Ensemble Eça de Saias foi criado em 2022, em parceria com a Associação Orquestra Clássica da Madeira (AOCM) e surgiu da vontade de quatro músicos em dar origem a um grupo com uma fusão de instrumentos que, embora atípica, lhes permitisse realizar, adaptar e interpretar músicas de vários estilos e épocas Composto por Teresa Leão (Bandolim), Sara Faria (Flautas de bisel), Romeu Curto (Guitarra/Vihuela) e Ricardo Mota (Bandolim/Bandola), este agrupamento pretende fazer referência à escritora Luísa Susana Grande Freitas Lomelino, ou Luzia, seu nome artístico. Nascida em Portalegre no ano de 1875, passou grande parte da sua história na ilha da Madeira, pelo qual Luiz Peter Clode referiu que “embora nascida no continente, a Madeira era para ela a sua terra adoptiva”. Luzia publicou o seu primeiro livro com 45 anos, editando seguidamente mais oito obras, até ao momento da sua morte, no ano de 1945, no Funchal. Desenvolveu uma obra de pendor autobiográfico que fazia críticas à sociedade da época e às clivagens socioeconómicas. E foi sobre o seu estilo irónico que José Martins dos Santos Conde dedicou o livro intitulado “Luzia, o Eça de Queiroz de Saias.” É aqui que se torna famosa esta expressão, que apresenta Luzia como uma mulher evoluída para a sua época e pelo qual o Ensemble pretende elogiar e dar a conhecer, dedicando o seu trabalho a Luzia, Eça de saias. A parceria com a AOCM surge no sentido de: Representar condignamente a referida Associação, através de eventos efetuados por músicos especializados em variados estilos e repertórios. Na sua, ainda, curta existência, este ensemble, criado em 2022, apresentou- se ao público em novembro do mesmo ano, com o ciclo intitulado “Cartas do Campo e da Cidade”, homenageando o livro homónimo de Luzia, Eça de Saias. O convite para este ciclo foi feito através da AOCM, fruto de resultado de um protocolo entre esta associação e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura (SRTC), através da Direção Regional da Cultura (DRC).

Concertos Realizados:

1. Cartas do Campo e da Cidade