MusAntiqFest

Entre os dias 27 de outubro e 1 de novembro a AOCM realizou o 1.º Festival de Música Antiga do Funchal (MusAntiqFest 2020). O evento realizou-se graças ao protocolo de apoio ao associativismo da CMF que, além de financiamento, disponibilizou espaços geridos pela mesma, como o Salão Nobre e a sala de espetáculos do Teatro Municipal, o Museu A Cidade do Açúcar e Museu Henrique e Francisco Franco. A direção artística do festival foi do cravista italiano Giancarlo Mongelli. Todos os concertos foram realizados com fortes medidas de segurança cumprindo todas as regras e restrições impostas pela COVID-19. Saliente-se que todos os concertos, com pré-marcação e entrada gratuita à exceção do último concerto, tiveram casa-cheia, ficando totalmente esgotados.

O concerto de abertura do festival esteve a cargo do ensemble de música antiga “De Palacio”, com a direção artística da flautista Carla Abreu, além dos 5 instrumentistas (2 flautas de bisel, vihuela, harpa e percussão). O público presente teve o prazer, ainda, de ouvir as vozes da soprano Cláudia Sousa e do tenor Fábio Ferro. O Salão Nobre do Teatro Municipal ficou com a lotação esgotada. Após as breves palavras de abertura da vereadora do pelouro da cultura da CMF, Dr.ª Madalena Nunes, o público presente desfrutou obras de compositores como J. Dowland, J. de Prez, T. Susato, entre outros.

O segundo concerto do “MusAntqFest 2020”, também com lotação esgotada, aconteceu no dia 28 de outubro no Museu A Cidade do Açúcar, com o título “A arte do violino barroco” e com as interpretações da violinista Adela Hysková e do cravista Giancarlo Mongelli. Em programa estiveram obras de grandes compositores como G.F. Händel, A. Corelli, J.S. Bach- A. Vivaldi e C. Ph. E. Bach.

O terceiro concerto do festival foi realizado no dia 29 de outubro no Museu Henrique e Francisco Franco com o quarteto do “Funchal Baroque Ensemble” e os solistas Maria João Pereira (soprano) e o bandolinista Norberto Cruz. Em programa estiveram obras de A. Vivaldi, D. Gaudioso, D. Gallo e G. F. Händel. O concerto teve lotação esgotada e para o público que não pode assistir o evento foi transmitido em direto na página de Facebook da CMF.

O último espetáculo do “1.º Festival de Música Antiga do Funchal” aconteceu no dia 1 de novembro no palco principal do Teatro Municipal. A comédia musical “O Burguês Gentil Homem”, obra prima de Molière com a música de J.- B. Lully, encerrou este festival com humor e boa disposição. O espetáculo, reposição do dia 31 de janeiro, teve uma boa afluência e excelente receção do público, servindo de encerramento e dignificando “1.º MusAntiqFest do Funchal”.

WhatsApp Image 2023-10-17 at 12.20.56.jpeg