sábado, 25/06

|

Igreja de Santa Luzia

Afetos do Barroco

O registro está fechado
Ver outros eventos
Afetos do Barroco

Horário e local

25/06, 19:30 – 20:30

Igreja de Santa Luzia, 9050-083 Funchal, Portugal

Sobre o evento

AFETOS DO BARROCO

Afetos do Barroco é o título do primeiro ciclo de concertos organizado pela AOCM, resultado de um protocolo entre esta associação e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura que pretende, além de valorizar o património arquitetónico barroco da Região Autónoma da Madeira, glorificar os órgãos históricos de várias igrejas, recentemente restaurados e enaltecer as especificidades e pormenores que constituem o repertório musical barroco.

Maria Ferreira (soprano), Luís Calhanas (trompete) e Paulo Silva (órgão) serão os protagonistas deste ciclo, cujo primeiro concerto se concretiza já no próximo sábado, 25 de junho, pelas 19h30m na Igreja de Santa Luzia no Funchal.

A propósito da temática deste concerto, em que serão interpretadas obras de Bach, Purcell, Stanley, Seixas, Caccini e Händel, o trio explica que: “A época do Barroco (c. 1600-1750) tem uma riqueza ímpar a nível de variedade estilística e de recursos retórico-musicais. É a música da “teoria dos afetos”, que utiliza e transmite um vocabulário mais pleno de emoções e sensações em relação à época anterior do Renascimento, em que dominava a “musica reservata”. Há uma relação íntima entre a palavra e a música, justamente uma procura de comunicação artística fiel, completa e de um discurso claro. Igualmente a música instrumental é extremamente variada, recorrendo-se de artifícios cheios de vivacidade ou, ao contrário, criando ambientes de suavidade e reflexão”.

Neste concerto, em que estão representadas algumas nacionalidades mais relevantes do período barroco, tais como, Alemanha, Inglaterra, Itália e Portugal, a voz, o trompete e o órgão fundem-se num ambiente demonstrativo da diversidade desse período da história da música, através da variedade das temáticas apresentadas.

A entrada para o concerto é livre.

Obras de:

  • G. F. Händel
  • J. S. Bach
  • H. Purcell
  • J. Stanley

Maria Ferreira - Soprano

Luís Calhanas - Trompete

Paulo Silva - Órgão