sábado, 23/12

Ribeira Brava

Música italiana para o Santíssimo Natal

Funchal Baroque Ensemble Flauta bisel: Sara Faria Violinos: Olga Samara, Gabriela Lopes, Luís Jardim, Maria Elisa Abreu Viola d’Arco: João Gabriel Marcos Violoncelo: László Szepesi Contrabaixo: Eduardo Caldeira Cravo e direção musical: Giancarlo Mongelli

Os ingressos não estão à venda
Ver outros eventos
Música italiana para o Santíssimo Natal

Horário e local

23/12/2023, 11:30 – 12:30

Ribeira Brava, Rua Camachos 20, 9350-214 Ribeira Brava, Portugal

Sobre o evento

Funchal Baroque Ensemble

O Funchal Baroque Ensemble (FBE), sob a direção musical do cravista Giancarlo Mongelli, foi criado em 2013 com a designação inicial de “O Sonho de Orpheus”, surgindo em regime de parceria com a Associação Orquestra Clássica da Madeira (AOCM). O FBE dedica-se exclusivamente à divulgação da música barroca no território regional, na ótica de fomentar uma oferta musical que possa contribuir para uma política cultural de diversificação. Dentro das características principais deste ensemble, destaca- se o propósito de fazer conhecer ao grande público obras ainda pouco conhecidas, mas de grande valor artístico-musical, através de uma abordagem interpretativa historicamente informada do repertório apresentado nos seus concertos. A sua formação instrumental, sendo muito variável, confere-lhe um carácter de grande versatilidade, adequando-se a qualquer tipo de repertório desde as camerísticas sonatas “a solo” até às orquestrais Ouverture-Suites e Sinfonias. O grupo tem-se proposto à criação de ciclos de concertos com caráter descritivo e temático, com principal incidência na música tardo-barroca e, desde a sua fundação, já realizou cerca de vinte ciclos de concertos e participou em diferentes projetos. Dentro destes concertos, destacam-se os ciclos monográficos dedicados a Bach, Telemann e Vivaldi, assim como os ciclos de concertos focados principalmente na apresentação de obras musicais de rara execução como: “As quatro estações” de Vivaldi, rearranjadas por N. Chedeville, “Les Elémènts” de J.F. Rebel e os “Ballets de Village” de J.B. Boismortier. Ao longo dos vários anos de atividade, os concertos tiveram lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, na Assembleia Legislativa da Madeira, no Museu de Eletricidade - Casa da Luz, na Igreja Presbiteriana da Madeira e na Capela de S. Sebastião na Ponta do Sol. Em 2015 e 2018, a revista especializada em música “Glosas” dedicou dois artigos às atividades musicais do Funchal Baroque Ensemble. Em março de 2019, o FBE participou, por convite da Secretaria Regional do Turismo e Cultura (SRCT), no ciclo de concertos de música barroca “Música a Norte”, na Igreja do Senhor do Bom Jesus de Ponta Delgada. O evento, que se realizou pela primeira vez na RAM, foi promovido pela SRTC. Ainda em 2019, na sequência do sucesso obtido na participação no “Música a Norte”, o FBE recebeu mais um convite da SRCT para integrar as festividades da Festa da Flor com um concerto na Quinta Vigia com um programa alusivo à natureza e aos jardins. No dia 1 de outubro de 2019, o FBE é convidado a integrar a 2.ª edição do ciclo de concertos “Música nos Museus”, atuando no museu Henrique e Francisco Franco. Em janeiro de 2020, encena a peça de teatro barroco musical “O Burguês Gentil-Homem” de Molière com músicas originais em palco de J.B. Lully (Séc. XVII), no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal. Em março de 2020, é novamente convidado pela SRTC a participar na 2.ª edição do festival de música barroca “Música a Norte”, na Igreja de São Vicente. Em outubro de 2020, participa na 1.ª edição do MusAntiqFest, no Funchal. Ao longo do ano 2020, realiza vários concertos na Madeira no âmbito dum protocolo de desenvolvimento cultural celebrado pela AOCM com a SRTC da Madeira.